domingo, 30 de dezembro de 2012

As Células Mortas da Pele


A pele humana é um órgão complexo. É constituída por várias camadas, que estão envolvidos em diversas funções, desde a defesa contra os agentes patógenos externos até a regulação da temperatura. A pele é o maior órgão do corpo humano, e renova-se a cada 28-30 dias.

A estrutura da pele é basicamente dividida em duas camadas, a derme e a epiderme. Esta última é ainda dividida em cinco camadas. A camada na superfície da pele é chamada estrato córneo, que é constituída principalmente por células mortas da pele.

O corpo descarta estas células mortas naturalmente, no entanto a esfoliação através da utilização de escovas ou produtos esfoliantes próprios contribui para estimular o crescimento de novas células e reduz a acumulação de células mortas na superfície da pele.

Então como as células mortas podem impactar a saúde da pele? À medida que as células mortas se acumulam na superfície da pele elas têm o potencial para atuar como uma barreira para a absorção de nutrientes dos cremes e loções, elas também têm o potencial para bloquear as glândulas sudoríparas, o que pode resultar nos famosos pontos brancos, pontos pretos, cravos e/ou acne.

É claro que é necessária a existência de certa quantidade de células mortas na pele. Elas são um escudo, uma proteção para a sua pele. No entanto, como tudo na vida, o excesso faz mal. As camadas de células mortas não precisam ser muito espessas para executar a sua função como uma barreira. Se a taxa de produção de células mortas é maior do que o normal, como, por exemplo, na psoríase, o corpo é incapaz de descartar as células velhas com rapidez suficiente para que as novas células as substituam. Como as novas células empurram o seu caminho para a superfície da pele, as células velhas criam uma acumulação de pele morta, que aparece como manchas elevadas.

Em circunstâncias normais, a cada minuto do dia perdemos cerca de trinta a quarenta mil células mortas da superfície da nossa pele - o equivalente a cerca de 4 quilos por ano de células mortas da pele. De fato a maior parte do pó em uma casa é constituído por células mortas de pele.

Há basicamente duas razões para a utilização de um regime de cuidados diários da pele. A primeira é a de manter a pele limpa e a camada de células mortas da pele na medida saudável. A segunda razão é a de fornecer a pele com os nutrientes necessários para o seu funcionamento ideal.

Como referido acima, usar um esfoliante natural é uma ótima opção para remover suavemente algumas das células mortas da pele e fornecer alguns nutrientes ao mesmo tempo. Após a esfoliação usar um creme limpador para remover a mais profunda sujeira e óleos antigos dos poros da pele é o próximo passo necessário. Este passo não é apenas para remover a sujeira, mas também ajuda a manter o nível de micróbios nocivos baixo, já que muitos dos produtos de limpeza de pele naturais utilizam óleos essenciais, que são um anti-séptico na natureza e, assim, ajudam a reduzir o risco de infecções da pele.

Uma vez que a limpeza tenha sido completada, é o momento para fechar os poros da pele para evitar que a poeira e outras partículas do ambiente entrem nos poros abertos.

Este é o momento onde uma loção tonificante natural é ideal. Sendo formulada para conter adstringentes e outros ingredientes nutritivos, tonificadores preparam a pele para a etapa final - o hidratante.

O hidratante é fundamental para sua pele. Hidratantes fornecem nutrientes essenciais para a pele e, ao mesmo tempo ajudam a pele a reter a umidade, evitando a desidratação e a aceleração da morte das células da pele.

A implementação de um regime de cuidados diários da pele não só irá ajudar a remover o excesso de células mortas da pele, mas irá proporcionar à pele a umidade, os nutrientes necessários e irá ajudar em sua defesa contra as infecções microbianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário