sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A Pele e o Tempo


Todo mundo quer ter uma pele de aparência jovem. Infelizmente, até mesmo os produtos de cuidados da pele mais caros, com todas as suas reivindicações de “reduzir a aparência de linhas finas e rugas” não podem voltar para trás no tempo. No entanto, não se desespere! Há passos que todos nós podemos tomar para garantir à nossa pele um aspecto saudável e vibrante e que fica livre de rugas por mais tempo. Tudo o que temos a fazer é investir algum tempo e cuidado em cuidar dela.

É importante compreender a função básica da nossa pele, a fim de cuidar dela adequadamente. A pele é o maior órgão do nosso corpo e é composto por três camadas principais:

A Epiderme: Esta camada tem cinco subcamadas, a camada exterior é constituída por células mortas, principalmente, que são continuamente descartadas e substituídas por células abaixo dela. A epiderme também é responsável por "impermeabilização" sua pele, protegendo a pele da potencial invasão de micróbios e gerar novas células da pele que se movem da camada profunda da epiderme para a camada externa, onde são eventualmente eliminadas.

A derme: É a camada do "meio" da pele e é composta de tecido conjuntivo contendo colágeno e elastina. A derme é espessa nas palmas das mãos e plantas dos pés e muito fina nas pálpebras. Ele contém vasos sanguíneos, nervos, glândulas e folículos pilosos.

A camada subcutânea: Esta camada é constituída por tecido areolar (também chamado tecido conjuntivo frouxo) e tecido adiposo. Fibras da derme se estendem para dentro da camada subcutânea e ancoram a pele a ela. A camada subcutânea, por sua vez, está ligada aos tecidos subjacentes e órgãos.

O Envelhecimento da Pele

Há vários fatores que influenciam a rapidez com que a nossa pele envelhece que vão desde fatores genéticos, o seu tipo de pele natural, bem como fatores externos, como exposição ao sol, fatores ambientais e se você fuma ou não. Em geral, as rugas nas peles pálidas aparecem mais rápido do que nas peles mais escuras, que são protegidas por maior quantidade de pigmento e lipídios.

Outro fator importante é, naturalmente, a nossa idade. Nossa pele parece e funciona de forma muito diferente aos 20 do que quando estamos com 60 anos de vida.

Abaixo está um plano de cuidado da pele de como cuidar de sua pele conforme as décadas passam e como adaptar o seu regime de cuidados da pele em conformidade.

Cuidar de sua pele, em seus 20 anos

Seus 20 anos são um grande momento para a sua pele. Você deixou para trás a acne na adolescência e sua pele tem um brilho radiante, jovem e a epiderme é bem tonificada.

No entanto, este não é o momento de ser complacente. A renovação celular da pele aos 20 anos cai em até 28 por cento, as células mortas da pele não são tão facilmente trocadas e fatores externos estão começando a ter um impacto maior, deixando a sua pele um pouco menos brilhante.

De acordo com dermatologistas, 80 por cento de todo o envelhecimento pode ser diretamente relacionado à exposição ao sol. Portanto, é uma boa idéia para evitar o sol do meio-dia, ou se você tem que sair no calor do dia (especialmente em lugares tropicais como o Brasil), cubra-se e proteja-se com os produtos adequados. Os penetrantes raios UVA vão começar a danificar as fibras de colágeno e elastina em sua pele.

Fumar é um fator que você pode controlar e agora seria um bom momento para tanto. Fumar inibe a absorção de oxigênio pela camada exterior da pele e tem um efeito de envelhecimento prematuro. Além disso, o tabagismo pode causar linhas finas ao redor da boca ao longo dos anos e isso deve ser evitado - se você quer manter sua boa aparência.

Cuidar de sua pele, em seus 30 anos

Aos 30 anos a sua renovação celular da pele diminuiu ainda mais. Danos ambientais causados por fumaça, poluição e sol estão começando a pesar sobre a derme, causando o afrouxamento das fibras de colágeno e desse modo a pele começa a perder o seu tom e desenvolver linhas finas e rugas. Quando você sorri, a gordura subcutânea forma sulcos e se recusa a se recuperar tão facilmente como o fazia alguns anos antes. Suas primeiras rugas podem começar a aparecer.

Até agora você deve ter estabelecido um regime de tratamento diário da pele que envolve esfoliante (duas ou três vezes por semana), a limpeza, hidratação e proteção solar para a sua pele. Em seus 30 anos, é importante manter uma dieta equilibrada, composta de frutas frescas, legumes, grãos e peixes, que são ricos em antioxidantes, como as vitaminas A, B, C e E. Essas vitaminas combatem os radicais livres no organismo que ajudam a pele de se reparar, produzir as enzimas que estabilizam a produção de colágeno, e ficar úmido e saudável. Para maior proteção, tente usar um creme durante o dia, que contenha vitamina E.

Álcool só deve ser consumido com moderação, pois priva a pele de nutrientes vitais e pode fazer com que seus vasos sanguíneos faciais se tornem dilatados que, com o tempo, se tornam aquelas veiazinhas que parecem teias de aranha nas bochechas ou no nariz no caso dos homens.

Mantenha os tecidos bem hidratados. Beber muita água a cada dia (2-3 litros durante o dia, não é de todo excessivo) é vital para manter a umidade em sua pele. Água de coco (1-2 copos por dia) repõe nutrientes que ajudam na hidratação. Além disso, você deve garantir que você durma o suficiente em um sono de qualidade.

Cuidar de sua pele, em seus 40 anos

Em seus 40 anos, as fibras de colágeno diminuem em número, endurecem, se quebram e formam em um emaranhado disforme. As fibras elásticas perdem um pouco de sua elasticidade, enrolam-se em novelos e racham. O resultado é a formação de fendas e sulcos na pele conhecidas como linhas e rugas. Além disso, a perda de tecido adiposo na camada subcutânea deixa a pele mais frágil, enquanto que a derme continuará a perder a sua elasticidade. Um creme nutritivo à noite, torna-se uma parte vital de seu regime de cuidados da pele.

Durante este tempo, o estrato córneo (a camada exterior da epiderme) começa a crescer ainda mais espessa, porque as células mortas da pele permanecem por mais tempo. Se você não estiver usando um esfoliante regularmente, agora é um bom momento para adquirir o hábito de esfoliantes sua pele regularmente usando um esfoliante facial (2-3 vezes por semana) é tudo o que é necessário. Você também pode usar um creme contendo óleo de rosa, óleo de jojoba ou similar, pois estes contêm AHA (alfa-hidroxiácidos) naturais e ajudam a remover as células mortas da pele.

Como rugas mais profundas começam a se formar, você pode querer usar um sistema de cuidados completos da pele, que, sistematicamente, ajuda a nutrir e hidratar a pele em todos os níveis. Escolha produtos naturais de tratamentos para a pele para o seu regime diário de cuidados, porque você não quer introduzir toxinas desnecessárias em seu corpo usando produtos cheios de produtos químicos impronunciáveis. Escolha os produtos mais indicados para o seu tipo de pele específica.

Cuidar de sua pele, em seus 50 anos e acima

À medida que atingimos os nossos 50s e além, o cabelo e as unhas crescem mais lentamente. Células de Langerhans (envolvidas na resposta imunitária) diminuem em número, diminuindo assim a capacidade de resposta imunitária de uma pele mais velha. Diminuição no tamanho de glândulas sebáceas (produção do óleo natural que lubrifica a pele) leva a pele seca e quebradiça que é mais susceptível a infecções.

Nas mulheres, após a menopausa, a diminuição dos níveis de estrogênio significa que a pele perca a sua exuberância e tônus, e ela pode se tornar mais seca, suscetível a coceiras e mais sensível aos alérgenos.

Nesta fase da sua vida, é importante tomar cuidado extra com a saúde da sua pele. A pele madura é mais frágil, propensa a lesões e infecções e hematomas facilmente. Como se isso não fosse ruim o suficiente, ela também leva mais tempo para se curar. Cuidar da sua pele vai reduzir o efeito do envelhecimento e mantê-la saudável, bem como mais resistente a lesões e infecções. Lembre-se, um rosto que tem uma aparência vivida, com personalidade e olhar experiente é muito mais atraente do que um rosto "Botox" plastificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário